A Tortilha de Patatas teria surgido no final do século 18 em Villanueva de la Serena, região oeste da Espanha. Por ser um prato com ingredientes baratos e ricos em energia, foi usado para combater a fome da região. Porém, sempre tem outra versão da história…Na outra versão, acredita-se que o prato teria sido inventado por uma senhora que residia em Navarra (comunidade autônoma da Espanha), com intuito de matar a fome de um militar que estava de passagem, ela improvisou: juntou cebola, ovos batidos e batatas e inventou o prato. O militar adorou a Tortilla e acabou contando sobre o feito para todos por onde passava, assim o prato ficou conhecido.

Ingredientes

1 kg de batatas descascadas

250 ml de azeite de oliva

250 g de cebola em rodelas

6 ovos

Sal a gosto

Modo de Preparo

Corte as batatas em rodelas e coloque sal (a gosto), depois aqueça o azeite em uma frigideira funda antiaderente e frite as batatas e as cebolas por cerca de 20 minutos, mantendo a frigideira tampada e mexendo as batatas para não queimar. Em seguida, retire com uma escumadeira e reserve em uma tigela.

Em outra tigela, bata os ovos e, em seguida, coloque os ovos batidos junto a tigela das batatas e misture tudo. Elimine o excesso de azeite da frigideira, que você usou para fritar as batatas, e despeje o conteúdo da tigela, espalhe bem e cozinhe em fogo médio, soltando as laterais. Deixe a parte de baixo dourar para virar a tortilha com o auxílio de um prato grande e raso. Assim, coloque de novo na frigideira para cozinhar o outro lado. Por fim, retire da frigideira e sirva quente ou frio. Se preferir corte a tortilha em pedaços pequenos e sirva com fatias de pão.

Powered by