Para quem não conhece esse é um sanduiche tradicional na Espanha e você encontra em quase todos restaurantes por lá. A base é o Jamón, um presunto cru curado a seco muito consumido pelos espanhóis.

Além de ser fácil de fazer, é encantadora a combinação de cores no final do seu preparo!

Quer preparar um lanche diferente e muito especial? Confira a receita que o Chef Diego Carrilho, nosso parceiro Empório Pata Negra, fez em nossa live, disponível no canal do Paellas Pepe no Youtube.

Ingredientes

– Pão: nós preferimos um pão mais rústico. Pode ser o ciabatta, português ou o semi italiano. Em nossa receita utilizamos o ciabatta;
– Rúcula (ou qualquer folha que você preferir);
– Jamón: aproximadamente 50g para cada sanduíche.

Ingredientes para o Molho

– 3 tomates grandes;
– 1 dente de alho grande;
– Azeite de Oliva Extra Virgem (a gosto);
– Sal (a gosto)
– Pimenta do Reino (a gosto)

Modo de Preparo

Vamos começar a preparar o nosso pão. Corte ao meio e coloque no forno para aquecer e deixá-lo mais firme e seco para receber melhor o molho.

Esse processo é muito rápido, sendo que 3 a 4 minutos no forno, em temperatura média já são suficientes. Se você quiser, e nós recomendamos, para o pão ganhar crocância extra, molhe as mãos na água e salpique a água no pão e então coloque no forno. Fará toda a diferença no final.

Agora vamos preparar o molho. E aqui vai uma super dica: se puder preparar o molho no dia anterior, ele vai ficar muito mais saboroso!

Tomates lavados? Agora tire a tampa do tomate e rale no ralador – corte grosso, com pele e semente. Se preferir pode usar o processador ou o liquidificador. Se você optou por ralar o tomate, não precisa desperdiçar a pele que sobra no ralador, pode juntar tudo para ajudar na construção do sabor. A textura do molho fica mais “grosseira”, “pedaçudo” e é isso que queremos. Bom, coloque o tomate pronto em uma vasilha pois agora vamos acrescentar os demais ingredientes.

Vamos ao alho. Descascar e picar bem pequeno. Se preferir, pode ralar no ralador (no corte fino).

É hora de misturar o alho com o tomate e adicionar o azeite extra virgem. Em nossa receita usamos a marca espanhola Tierra Laguna, marca parceira do Paellas Pepe. Mas você pode usar a marca de sua preferência, só tome cuidado com acidez do seu azeite. O ideal é experimentar o azeite antes para ver se ele não é muito ácido / amargo.

Para finalizar o molho, acrescente o sal, a pimenta e pronto.

Montagem do Sanduíche:

Espalhe o molho no pão, acrescente a rúcula e o Jámon (pode caprichar). Aqui nós trabalhamos com cerca de 50 gramas de Jámon para cada sanduíche.

Curiosidade: na Espanha eles passam o tomate cru direto no pão!

Gostou da receita? Que tal fazer e compartilhar nas redes sociais e marcar a gente @paellaspepe?

Lembrando que esse sanduíche tem no nosso cardápio e está no Delivery. Acesse nossa página de pedidos online.

Powered by